27/08 15:58

Premiações e homenagens marcam encerramento do JEMs 2019

WhatsApp Image 2019-08-27 at 10.58.37 (1)Foram mais de quatro meses, entre a etapa regional e Estadual, de disputas esportivas, novas amizades, experiências adquiridas e a certeza de que todos estavam ali reunidos pelo amor ao esporte. Chega ao fim a 47a edição dos Jogos Escolares Maranhenses – Jems com a cerimônia de encerramento, nesta segunda-feira, 26, no Ipem.

A cerimônia de encerramento premiou os atletas e treinadores que se destacaram na competição. A emoção de alunos, seus familiares e professores foi sentida a cada olho que brilhava ao receber os troféus entregues na ocasião.

Mais que medalhas e troféus entregues a alunos-atletas, o Jems 2019 veio fomentar a importância da prática do esporte em instituições de ensino de todo o Estado do Maranhão, possibilitando a identificação de talentos, além de desenvolver o intercâmbio sociocultural e esportivo entre os participantes.

Durante os dias de competições, os mais de 4.700 atletas que passaram pelo Jems, na etapa estadual, puderam desfrutar de momentos únicos de interação e aprendizado.

Puderam aproveitar instantes fora de quadra para conhecer novas modalidades, torcer por amigos, praticar outros esportes ou simplesmente bater um papo no espaço Funfest, uma novidade na edição 2019.

WhatsApp Image 2019-08-27 at 10.58.38 (1)O Jems proporcionou aos atletas, somente na etapa estadual, 45 mil alimentações balanceadas, entre café da manhã , almoço e jantar, além de alojamento igualitário a todos os participantes.

Para o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rogério Cafeteira, o esporte deve fazer parte da formação acadêmica do jovem. “Ao educar o jovem através da prática esportiva escolar, estamos difundindo e reforçando a construção da cidadania e os ideais do movimento olímpico, estes direcionados para a construção de um mundo melhor e mais pacífico, livre de qualquer tipo de discriminação e dentro do espírito de compreensão mútua, fraternidade, solidariedade, cultura da paz e fair-play”, explicou.

Participando pela segunda vez do Jems, na modalidade de handball, Nilmara Pereira Silva, do município de Cajari, disse que essa edição foi inesquecível. “Foi tudo diferente esse ano, eu amei cada momento e apesar de não ter chegado até a final, o que fica é o aprendizado de que nem sempre a gente ganha, precisamos conviver com as perdas também. As novas amizades que fiz aqui, as técnicas que aprendi assistindo outras atletas jogarem, foi realmente inesquecível”, disse saudosa.

Rumo à edição 2020 do Jems, fica a certeza de que através das atividades esportivas, crianças e jovens constroem seus valores, seus conceitos, socializam-se e, principalmente, vivem as realidades.
Homenagem

O Jems exibiu um vídeo em homenagem à atleta de vôlei, Georgiana Pflueger. A trajetória da atleta foi relembrada por familiares e treinadores mostrando suas conquistas no esporte. A força e garra de Georgiana marcou a história do esporte maranhense, tanto que seu nome foi dado ao ginásio mais conhecido como Castelinho. A atleta faleceu aos 19 anos após um acidente de carro em 1989.

Contatos

contatos

Geral:

Fone: (98) 2016-8000
E-mail: ascom@sedel.ma.gov.br

Ouvidoria:

Fone: (98) 2016-8000
E-mail: ouvidoria@sedel.ma.gov.br

Informações úteis:

CNPJ: 05.506.465/0001-32

Localização

localização

Endereço:

Complexo Esportivo Canhoteiro
Tv. Guaxenduba, 100 - Outeiro da Cruz
São Luís - MA
CEP: 65.043-320

Click to open larger map