17/11 10:30

Maranhão leva mais de 200 participantes aos Jogos Escolares da Juventude, em Blumenau

WhatsApp Image 2019-11-17 at 13.20.57 (2)Com apoio do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel), mais de 200 membros da delegação do Maranhão participam da edição de 2019 dos Jogos Escolares da Juventude, em Blumenau (SC), até o dia 31 deste mês. A cerimônia de abertura dos Jogos ocorreu na noite do último sábado (16), no Ginásio Galegão, ao lado da Vila Germânica, ponto de referência cultural na cidade.

Com a casa cheia, o ponto alto da abertura ocorreu no acendimento da pira dos jogos, conduzida pelo judoca Carlos Honrato, vice-campeão olímpico, medalhista de bronze pan-americano e mundial da categoria médio.

A principal competição estudantil do país, reúne 4.998 atletas, de 14 modalidades esportivas, nas categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, segue até o dia 30 de novembro, em 3 etapas.

WhatsApp Image 2019-11-17 at 13.20.57A Cerimônia de Abertura começou com a entrada do Ginga, mascote do Time Brasil, e com uma apresentação da Companhia de Dança Millennium, de Itajaí (SC), sobre as novas modalidades do programa olímpico (beisebol, escalada esportiva, karatê, skate e surfe).

Em seguida, um dos momentos mais aguardados pelos atletas: o desfile das 27 delegações, carregando as bandeiras de seus estados, pelo ginásio Galegão.

O evento contou com a presença do presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley Teixeira e de diversas autoridades, como o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, o presidente da Fesporte, Ruy Godinho, é o secretário Nacional de Alto Rendimento do Ministério da Cidadania, Emanuel Rego.

Ao término do hino nacional, o presidente do COB, Paulo Wanderley Teixeira abriu oficialmente os Jogos Escolares, deixando uma mensagem especial aos atletas e treinadores.

WhatsApp Image 2019-11-17 at 13.20.56“É uma experiência única para competir em alto nível e expandir seus horizontes, aproveitando a programação educativa que estamos oferecendo. Quanto aos professores, fica aqui o meu agradecimento. Vocês são fundamentais na vida desses atletas e terão dias intensos pela frente.”

Dando continuidade ao evento, a campeã e recordista catarinense de salto em distância (sub-14), Thaynara Alves e Enaldo Batista de Souza, árbitro internacional de basquete, comandaram o juramento.

Irradiante em poder participar do evento, a atleta do judô maranhense, Mayara Luiza Silva, de 17 anos falou da satisfação em estar presente nesta etapa da competição. “Esse é um momento de descontração e de integração , pois a gente acaba ficando um pouco tenso por conta da competição . A minha expectativa é a melhor possível. Eu estou esperançosa em conseguir levar uma medalha para o nosso Maranhão”, comentou.

WhatsApp Image 2019-11-17 at 13.20.55Também do judô maranhense, o atleta Paulo Gabriel Reis, do Cintra, 16 anos, A gente faz um intercâmbio esportivo e cultural com atletas de outros estados. É uma vivência única para quem vem nesse espírito que a competição exige. Essa interação ajuda a distrair a gente que fica estressado, por conta da competição, e independente do resultado, é importante chegarmos consciente do que viemos fazer. Estou muito confiante com a minha participação nos próximos dias de competição”, pontuou.

Além da empolgação dos atletas maranhenses, quem também fechou a festa em grande estilo foram os embaixadores dos Jogos Escolares , Francisco Barretto, Silvio Predis, Kamila Barbosa, Rodrigo Sacramento, Bruno Souza e Carol Mendonça, que participaram do revezamento da tocha. Coube a Carlos Honorato, vice-campeão olímpico de judô em Sydney 2000, acender a pira dos Jogos.

Atenta às novidades que integram os atletas no mundo do esporte, a chefe de delegação e diretora dos JEMs/ParaJEMs, Rosana Motta, afirma que as expectativas para a edição dos jogos em Blumenau são as melhores, devido aos excelentes resultados obtidos durante a Jogos Escolares Maranhenses.

“Nossas expectativas são as melhores possível, esperamos que os nossos atletas recebam o reconhecimento que merecem, e quem sabe, tragam muitas medalhas para o nosso estado”, ressaltou Rosana Motta.

Alô Maranhão

WhatsApp Image 2019-11-17 at 13.20.56 (1)Quem falou com a nossa equipe de reportagem do Governo do Ma e mandou um alô para a galera do Maranhão foi o um ginasta brasileiro, Francisco Carlos Barretto Júnior. Ele que carrega no currículo uma medalha de bronze nas barras paralelas na Copa do Mundo de Ginástica Artística de São Paulo em 2015, medalha de prata na barra fixa da Copa do Mundo de Ginástica, em 2015, medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de 2015, em Toronto, e que conquistou recentemente o bicampeonato nos Jogos Pan-Americanos de 2019, em Lima, no Perú.

Francisco fez história em Lima conquistando a primeira medalha de ouro para o Brasil na categoria cavalo com alças em Jogos Pan-Americanos e mandou um recado para o Maranhão. “ Galera do Maranhão, estou aqui para mandar um grande beijo e dizer para a turma que continuem praticando a modalidade e que em 2020 a ginástica artística fará parte da competição. Um grande abraço a todos e até ano que vem”, comentou.

1ª etapa

Nesta primeira etapa serão disputadas as competições das seguintes modalidades: basquete, handebol, judô e wrestling, que deve distribuir as primeiras medalhas da edição 2019 dos Jogos Escolares.

Contatos

contatos

Geral:

Fone: (98) 2016-8000
E-mail: ascom@sedel.ma.gov.br

Ouvidoria:

Site: www.ouvidorias.ma.gov.br

Informações úteis:

CNPJ: 05.506.465/0001-32

Localização

localização

Endereço:

Complexo Esportivo Canhoteiro
Tv. Guaxenduba, 100 - Outeiro da Cruz
São Luís - MA
CEP: 65.043-320

Futuras Instalações
Praça D. Pedro II, Ed. João Goulart - Centro
São Luís - MA
CEP: 65065-545

Click to open larger map