21/11 13:56

Atletas maranhenses conquistam 8 medalhas no primeiro dia das Paralimpíadas Escolares

WhatsApp Image 2019-11-21 at 11.54.52No primeiro dia de competições das Paralimpíadas Escolares 2019, que acontecem no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP), o Maranhão faturou quatro ouros e quatro bronzes, no atletismo, natação e judô. Os títulos foram conquistados por Pedro Henrique Nunes, 15 anos, Pedro Victor Pinheiro,13, Bruno Sá, 17, Emanulle Katleen Alves,15, Fabiana Fernandes da Silva,17 ,Izabelly Lisboa,16, e Antônio Carlos Moraes, 13.
O atleta, Pedro Victor Pinheiro, subiu ao lugar mais alto do pódio, ao conquistar a medalha de ouro na modalidade atletismo, na categoria salto em distância. O garoto faturou ainda a medalha de bronze durante a corrida de 60 metros. Mesmo tendo conquistado duas medalhas em seu primeiro ano participando das Paralimpíadas Escolares, o Pedro Victor pretende focar somente em uma categoria daqui para frente.

WhatsApp Image 2019-11-21 at 11.55.39“Fico muito satisfeito em poder levar para casa duas medalhas, mas daqui para frente só vou me dedicar ao salto à distancia, porque percebi que é uma categoria do atletismo que mais me identifico. É bom correr, mas saltar é ainda melhor”, disse o atleta empolgado.

Ainda no atletismo, Emanuelle Katleen, que não é mais novata nas Paralimpíadas Escolares, conquistou o terceiro lugar na prova dos 75 metros, levando a medalha de bronze. Emanuelle, que conheceu o esporte na Escola de Cegos do Maranhão (Escema), disse ter se encontrado no atletismo.

“Estou muito feliz por essa vitória, ela só me motivou a treinar mais para poder conquistar o ouro no ano que vem. Percebo que estou no caminho certo”, falou a menina.

Uma das grandes e boas surpresas do dia foi o judoca Bruno Sá. O único representante do Maranhão na modalidade judô nas Paralimpíadas Escolares. Ainda é faixa branca, o garoto derrotou adversários mais experientes do que ele, entre eles estavam os atletas da Bahia, faixa roxa, e o de São Paulo, faixa verde.

WhatsApp Image 2019-11-20 at 15.52.21“Não imaginava que poderia derrotar judocas mais experientes do que eu. Estou muito feliz por mais essa conquista e por ser o único representante do Maranhão na minha modalidade. Esse momento irá ficar registrado para sempre na minha memória”, declarou Bruno Sá.

Conceição Ribeiro é mãe do atleta Pedro Henrique Nunes, também medalhista nas Paralimpíadas Escolares. Emocionada com a vitória do filho, Conceição, disse estar muito orgulhosa do rapaz e relembra como o filho iniciou no esporte.

“Não tenho palavras para descrever a emoção que sinto ao ver o meu filho conquistar uma medalha em uma competição tão importante. Só tenho que agradecer a Deus, ao tio dele que é professor da APAE, José de Ribamar , que o incentiva desde os 12 anos. O esporte transformou a vida do Pedro Henrique, principalmente a autoestima”, falou de forma orgulhosa a mãe do atleta.

As competições continuam nas modalidades Atletismo, Natação, Bocha e Tênis de mesa. As Paralimpíadas Escolares tem a finalidade de estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as escolas do território nacional, promovendo ampla mobilização em torno do esporte. Este é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar.

Contatos

contatos

Geral:

Fone: (98) 2016-8000
E-mail: ascom@sedel.ma.gov.br

Ouvidoria:

Site: www.ouvidorias.ma.gov.br

Informações úteis:

CNPJ: 05.506.465/0001-32

Localização

localização

Endereço:

Complexo Esportivo Canhoteiro
Tv. Guaxenduba, 100 - Outeiro da Cruz
São Luís - MA
CEP: 65.043-320

Futuras Instalações
Praça D. Pedro II, Ed. João Goulart - Centro
São Luís - MA
CEP: 65065-545

Click to open larger map