Maranhão conquista 3 medalhas na 1ª divisão do Badminton, nos Jogos da Juventude, em Blumenau

WhatsApp Image 2019-11-25 at 16.13.58Com um saldo de 3 medalhas na primeira divisão do badminton, sendo uma de ouro e duas de bronze, Maranhão encerra segundo bloco de modalidades nos Jogos Escolares da Juventude, em Blumenau.

A competição segue até o dia 30 com mais modalidades e todos as delegações viajaram com o apoio do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel).

O maranhense, Kleber Zaidan, 17 anos, ganhou um ouro, na dupla que fechou com o atleta do Rio Grande do Norte, Jackson Câmara dos Santos, 15 anos, e derrotou a dupla formada por um baiano e um piauiense.

O atleta do Maranhão ainda conquistou uma medalha de bronze na individual simples. Todas as medalhas foram conquistada no grupo da primeira divisão.

Kleber diz que o ouro é a representatividade dos treinos de 6 vezes por semana e duas horas por dia. “Eu venho em um treinamento intenso e isso é importante para um atleta que deseja competir nacionalmente e quem sabe fora do país”, reiterou.

Apesar da baixa idade, o atleta já coleciona títulos nacionais, como o de bronze nos Jogos Escolares da Juventude, em Fortaleza, duas medalhas nos escolares de João Pessoa, um ouro no Rio Grande do Norte e duas em Blumenau.

WhatsApp Image 2019-11-25 at 16.14.40Outros maranhenses que se destacaram foram Pedro Hairon Lima Carloto (Timon), da Escola Augusto Batista e Alan Vinicius da Silva Barbosa (Timon) Escola Proj. Educativo Mãos Dadas, que formaram dupla e levaram o bronze na primeira divisão do badminton.

Pedro Hairon Lima Carloto conta que começou a jogar badminton após identificar um centro de treinamento, no município de Timon, quando passeava de bicicleta em sua cidade natal. “Eu sempre pedalava e olhava lá no alto do morro uma turma jogando e ficava curioso para saber do que se tratava. Até que um dia eu fui e estou até hoje jogando badminton”, comentou.

Outro representante do Maranhão na modalidade é o Alan Vinicius da Silva Barbosa, que foi incentivado a aderir à modalidade pelo irmão mais velho. “Eu olhava ele jogando e isso me estimulou a entrar para o esporte, e hoje estou aqui reapresentando o nosso estado”, complementou.

WhatsApp Image 2019-11-25 at 16.16.14O técnico e professor dos alunos, Flaubert Lima, conta que o diferencial para os resultados tem sido o apoio com políticas públicas governamental e municipal. “É essencial que essas políticas deem continuidade para que possamos ter material, condições de logística em cada viagem, hospedagem e alimentação para levarmos o nome do Maranhão para o cenário nacional. Por isso estamos evoluindo muito no Badminton, aprimorando cada vez mais e mostrando que somos fortes na modalidade”, ressaltou.

Uma das modalidades que vem crescendo no cenário esportivo, o badminton, conta com a participação de 149 atletas do Brasil, sendo 6 do Maranhão, nas categorias infanto e infantil, no masculino e feminino, nos Jogos Escolares da Juventude. Do quantitativo total do país, são 75 meninos e 74 meninas, nesta edição da competição, em Blumenau (SC).

Fone: (98) 2016-8000
E-mail: ascom@sedel.ma.gov.br