Pessoas em situação de rua estão sendo acolhidas no Estádio Castelão

Como forma de prevenir a transmissão do novo Covid-19 e gripe H1N1, o Governo do Maranhão e Prefeitura de São Luís, estão acolhendo pessoas em situação de rua, no alojamento provisório, localizado nas dependências do Estádio Castelão, praça esportiva da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel).

Obedecendo aos requisitos de segurança elaborados pelos órgãos mundiais de saúde, o Estádio Castelão, tem capacidade para receber simultaneamente até 100 pessoas. No espaço foram montados cerca de 280 leitos, distribuídos em 40 quartos, cada um deles equipados com camas do tipo beliche e também treliches.

As equipes de profissionais da assistência social e da saúde da prefeitura, estão realizando o trabalho de conscientização sobre a importância do acolhimento e transferência para local seguro.

Moradores de rua que aceitam a ajuda são encaminhados primeiramente para o Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) da região central e, após uma primeira triagem, como aferição da pressão arterial e entrevistas de saúde para coleta de dados sintomáticos e sobre históricos de doenças anteriores; são encaminhados para o alojamento no Estádio Castelão. Quem permanece nos alojamentos, ganha kits de higiene pessoal e cuidados de equipes de profissionais na área psicossocial e psiquiátrica, além de poder tomar banho e fazer refeições.

Para maior segurança e comodidade de todos, os alojamentos são divididos por perfil, sexo e grupo familiar.

Em casos considerados suspeitos ou sugestivos para a Covid-19, as pessoas serão encaminhadas para o Centro de Testagem de Referência do Governo do Estado no Diamante ou para o Centro da Beira-Mar. As pessoas em situação de rua que testarem positivo para a Covid-19 serão transferidas para as unidades provisórias de acolhimento que comportem o isolamento.

Fale Conosco:

E-mail: gabinete@sedel.ma.gov.br