A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) lançou na última sexta-feira (12) o edital de licitação para a contratação da empresa que iniciará a reconstrução do Ginásio Georgiana Pflueger (Castelinho). A iniciativa do Governo do Maranhão é mais um avanço em prol do esporte e do lazer no estado.
Com um projeto de engenharia tecnológico e inclusivo, a nova praça esportiva contará com vestiários, banheiros, academia, alojamentos, sala vip, área de administração, lanchonete, área de paisagismo, sinalizações, estacionamento, acessibilidade e iluminação.
As obras serão iniciadas ainda no primeiro semestre de 2021, após a finalização do processo licitatório.
A morosidade do processo se deu por conta da dimensão do sinistro, o que necessitou de uma avaliação do setor de engenharia de forma detalhada. A vistoria apontou a necessidade de um novo projeto, não apenas para a cobertura, mas para todo o ginásio.
A pandemia também afetou a programação para o início e continuidade de obras. Necessidade de quarentena e lockdowns nos quais todo o setor da construção civil acabou por precisar alterar seus cronogramas.
O secretário de Estado do Esporte Lazer, Rogério Cafeteira reitera que a ação faz parte de um conjunto de obras que a Sedel vem realizando nos últimos anos. “Temos um conjunto bastante amplo de ações que dizem respeito à valorização das práticas esportivas em todo o Maranhão, como a reforma do Castelinho, a entrega do Campo de Futebol na área Itaqui-Bacanga, Wandermilson Pena e as obras da Lagoa da Jansen”, informou.
O chefe da pasta ressaltou sobre as construções de múltiplos equipamentos esportivos como quadras, parques, ginásios e campos de futebol, além de programas voltados para o bem-estar, esporte e lazer para todas as idades. “E em breve estaremos dando início às obras das Praças da Juventude, que contemplará o Turiuba, Nova Terra, o Barreto e o Maiobão”, complementou o chefe da pasta de esporte do estado.