24/02 17:32

Comissão do Bolsa Atleta abre envelopes e nomes dos beneficiários serão divulgados no dia 30 de abril


A comissão julgadora da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) realizou na última terça-feira (23), no auditório do Edifício João Goulart, a abertura dos exatos 445 envelopes dos atletas que participam da concorrência pública para o programa Bolsa Atleta 2020-2021. A lista com o resultado final será divulgada no dia 30 de abril. A sessão foi aberta ao público, respeitando a capacidade máxima do espaço para 60 pessoas, devido ao período de pandemia.

À frente do processo, o secretário de Estado do Esporte e Lazer, Rogério Cafeteira, reiterou sobre a importância do programa para o esporte no Maranhão. “O Bolsa Atleta tem a importância de fomentar o esporte e de criar condições pra que a nossa base possa ter condições melhores de treinamento. É importante também pro resgate social desses atletas, principalmente nas áreas de vulnerabilidade”, pontuou.

Cafeteira destacou ainda sobre a funcionalidade e a dinâmica do programa no dia a dia da população contemplada. “O esporte funciona como uma ferramenta de resgate e inclusão, então o Bolsa Atleta tem esse objetivo. De fomentar nossas categorias de base, dar oportunidade de resgatar e incluir jovens em área de vulnerabilidade e, porque não, viabilizar a parte profissional no futuro”, ressaltou o secretário.

A iniciativa é realizada pelo Governo do Maranhão que dispara como o maior programa de Bolsa Atleta do Brasil realizado entre os estados brasileiros. O programa é um auxílio aos atletas maranhenses e que tem como principal objetivo ajudar no custeio das despesas relacionadas à prática desportiva, como transporte, alimentação, inscrições e aquisição de materiais. A bolsa terá o valor de R$ 500,00 por pessoa.

O presidente da Comissão do Bolsa Atleta, Leonardo Cordeiro, disse que o dia se torna importante e singular para o esporte maranhense. “O lançamento do Programa Bolsa Atleta significa, em todo o contexto da pandemia, um alento para os esportistas maranhenses que vão ter um apoio institucional por meio do programa para execução do seu treinamento e da sua vida enquanto atleta. É fundamental dizer que é um processo amplo, com publicidade e lisura. Com certeza, os atletas maranhenses contarão com o apoio desse programa que tantos benefícios trará à categoria dos atletas”, disparou.

Expectativas a mil

Com o sonho de realizar mais treinos diários, um dos candidatos ao Bolsa Atleta é Carlos Vinicius, atleta de Tiro, de 20 anos, que além de dedicação à modalidade, divide o seu tempo como estudante do curso de Artes Visuais na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). “Eu sinto que eu conseguiria dedicar mais tempo principalmente ao meu treino. Hoje em dia, se eu treino três vezes na semana, eu poderia dedicar mais tempo ao treino sem precisar me preocupar. Existe a questão dos torneios internacionais em que a gente consegue aprender muito e, o fato de eu conseguir ir mais, com o auxílio da bolsa, seria muito importante tanto para eu crescer como atleta, como me profissionalizar no esporte”, comentou.

Do Bolsa Atleta
O programa é voltado aos estudantes do ensino fundamental, médio e da graduação. Os alunos do ensino fundamental e médio devem ter idade mínima de 10 anos e máxima de 17 anos, quando da inscrição; estar matriculado e cursando os níveis fundamental ou médio em escola pública ou particular, desde que na condição de bolsista integral; aquiescência dos responsáveis; residir no Estado do Maranhão; estar em plena atividade esportiva e participando de competições, em âmbito estadual, nacional ou internacional.

Na categoria universitário, os estudantes precisam ter idade mínima de 18 anos e máxima de 25 anos, estarem matriculados e cursando curso de graduação de nível superior em instituição pública de ensino ou particular, desde que na condição de bolsista integral; residir no Estado do Maranhão; estar em plena atividade esportiva e participando de competições em âmbito municipal, estadual, nacional ou internacional.

Sobre a Lei

A Lei Estadual Nº 11.010 de 24 de abril de 2019, que institui o programa Bolsa Atleta, tem como objetivo democratizar o acesso à prática esportiva, valorizando os atletas estudantis maranhenses com bolsas que serão disponibilizadas a atletas e paratletas de base, de 10 a 25 anos.

Contatos

contatos

Fale Conosco:

Geral:
Fone: (98) 2016-4242
E-mail: gabinete@sedel.ma.gov.br

Ouvidoria:
Site: www.ouvidorias.ma.gov.br

Informações úteis:
CNPJ: 05.506.465/0001-32

Siga-nos:

Localização

localização

Endereços:

Setores Administrativos
Ed. João Goulart - 7º andar
Av. Dom Pedro II, n° 220
Centro - São Luís - MA
CEP: 65010-070


Setores Esportivos
Ginásio Costa Rodrigues
Av. Gomes de Castro, s/nº
Centro - São Luís - MA
CEP: 65020-230