Sedel inicia atividades do ‘Fórum de Gestores Municipais sobre o Desporto Escolar’ de forma on-line na manhã desta quinta-feira (25)

O Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), realizou durante a manhã desta quinta-feira (25), a abertura do ‘Fórum de Gestores Municipais sobre o Desporto Escolar’. A reunião que acontece de forma on-line, hoje e amanhã, tem como objetivo discutir os Jogos Escolares Maranhenses (JEM’s), Paralimpíadas Escolares Maranhenses (ParaJem’s), Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) e Jogos Escolares da Juventude (JJv).

A abertura foi realizada pelo secretário da Sedel, Rogério Cafeteira, com uma mensagem de esperança e expectativas para que a pandemia da covid-19 acabe e todos sejam vacinados. Além disso, Cafeteira, afirmou que a Sedel está preparada para realizar os jogos, seja de forma presencial, on-line, ou no formato híbrido.

“Estamos muito otimistas para realizar os JEM’s e ParaJem’s neste ano de 2021. Temos esperanças de que o maior evento do esporte estudantil maranhense seja realizado no próximo semestre. Este fórum é para sanar as dúvidas dos gestores municipais sobre os jogos, o nosso objetivo é alinhar todas as informações sobre os regulamentos, além de capacita-los com palestras ministradas por profissionais de renome”, destacou Rogério Cafeteira.

A diretora geral dos JEM’s, Rosana Motta, apresentou os principais pontos do regulamento dos jogos que estará disponível no site da Sedel (sedel.ma.gov.br) no dia 30 de março. A diretora aproveitou para tirar as principais dúvidas dos gestores.

“Estamos aqui para alinhar em conjunto como irão acontecer os JEM’s, desejamos que gestores tirem suas dúvidas sobre o regulamento deste ano. A Sedel está empenhada para que as competições aconteçam, por este motivo, estamos nos preparando ao máximo para que esta seja uma linda e grande festa do desporto escolar”, afirmou Rosana Motta.

Viviane Braga, chefe do Paradesporto da Sedel, apresentou o regulamento dos ParaJem’s 2021. A gestora falou da importância da inclusão através do esporte e como o regulamento será aplicado.

“O nosso objetivo em realizar os ParaJem’s é pelo desenvolvimento integral do aluno como ser social, estamos estimulando o pleno exercício da cidadania através do esporte. Poderão participar alunos de instituições de ensino da rede pública ou privada de ensino fundamental e médio. Apresentamos aos gestores as modalidades que serão disputadas na categoria 12 a 14/15 a 17 e 18 a 25 anos”, ressaltou a gestora.

A manhã foi finalizada com a palestra do presidente da Federação de Esporte Estudantis de Minas Gerais (FEEMG), Éverson Ciccarin, com o tema ‘Experiências na Gestão no Esporte Escolar em Minas Gerais’. O palestrante apresentou como a FEEMG tem incentivado o esporte dentro das escolas e que o modelo adotado tem sido sucesso absoluto em Minas Gerais.

“Em 2001 criamos um modelo que é sucesso em Minas Gerais até hoje. Hoje a FEEMG é reconhecida no cenário esportivo escolar, pois somos comprometidos com os ideais de competitividade, espírito de equipe e aprendizado. Não podemos ir em busca somente do estudante atleta, temos que trazer para perto os diretores das escolas, professores de educação física, porque eles também fazem parte desta trajetória. Nestes 20 anos de instituição, já capacitamos gestores e professores que desenvolveram o potencial esportivo de suas escolas. O que desejamos é oportunidade para todos”, afirmou Éverson Ciccarin.

Programação
A programação continua às 14h30 com a palestra do presidente da Federação Maranhense do Desporto Escolar (FEMADE), Hamilton Ferro, sobre a ‘Experiência de Eventos para o desporto Escolar no Formato Híbrido’. Logo em seguida haverá uma mesa redonda sobre ‘Esporte Escolar no Maranhão desafios e Perspectivas’.

Na sexta-feira (26), às 9h, a programação será iniciada por Rosana Motta, diretora geral dos JEM’s, que irá falar sobre os Jogos da Juventude (JJv 2021). Na sequência, Fernando Donatan, superintendente de esporte e lazer da Sedel, ministrará a palestra sobre ‘Gestão Esportiva Municipal: Planejamento e Recursos’. Pela tarde, Antônio Hora Filho, presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), falará sobre ‘Desporto Escolar: desafio pós pandemia’.

A manhã foi finalizada com a palestra do presidente da Federação de Esporte Estudantis de Minas Gerais (FEEMG), Éverson Ciccarin, com o tema ‘Experiências na Gestão no Esporte Escolar em Mato Grosso’. O palestrante apresentou como a FEEMG tem incentivado o esporte dentro das escolas e que o modelo adotado tem sido sucesso absoluto em Minas Gerais.

Programação

Fale Conosco: