14/06 18:32

Equipe patrocinada pelo Governo do Maranhão conquista 12 medalhas no XL Troféu Brasil Caixa de Atletismo

Clube maranhense conquista 3o lugar geral e marca história se tornando a 1a equipe do norte-nordeste a subir no pódio da competição

A equipe de atletismo CT Maranhão, patrocinada pelo Governo do Maranhão e pela Sedel, através da Lei de Incentivo ao Esporte, volta do Troféu Brasil de Atletismo com 12 medalhas e alcança a terceira posição entre os melhores clubes de atletismo do Brasil.

Os atletas do clube conquistaram 5 medalhas de ouro (revezamento 4x100m feminino, 200m rasos feminino, salto triplo e salto em distância masculino e 1.500m rasos masculino); 4 medalhas de prata (revezamento misto 4x400m, 110m com barreiras, 100m rasos feminino e revezamento 4x400m masculino); e, 3 medalhas de bronze (revezamento 4x400m feminino, 100m rasos feminino, 100m rasos masculino).

O secretário adjunto de esporte e lazer, Neto Azevedo, coordenou a equipe técnica da Sedel que acompanhou o evento em São Paulo e fez uma avaliação do desenvolvimento do CTMA. “O projeto CTMA começou na Lei do Incentivo ao Esporte no ano passado e o resultado foi surpreendente, demonstrando o potencial da proposta. Este ano renovamos o certificado para captação do recurso, o Mateus Supermercados entrou com o patrocínio em parceria e o CTMA, que ano passado chegou ao 6 lugar geral da competição com 9 atletas, retorna à competição com 27 atletas e conquista 12 medalhas para o Maranhão”, ressaltou.

Índice Olímpico e fortalecimento da base

A equipe CTMA já possui 6 atletas que alcançaram o índice olímpico: Alexsandro Melo, o “Bolt”, na prova do salto triplo; Eduardo de Deus, nos 110m com barreiras; Thiago do Rosario, nos 800m rasos; Rodrigo Pereira, nos 100m rasos; Ana Carolina Azevedo, nos 100m e 200 rasos; e, Geisa Aparecida, no revezamento misto 4x400m. O atleta João Falcão, de Timon, também está pré-convocado para o revezamento masculino, 4x400m.

Alexsandro Melo, o “Bolt”, fala da importância do apoio do clube para a preparação para Tóquio. “Agradeço muito ao CTMA, ao Governo do Maranhão e ao Mateus Supermercados. Eu tô muito feliz e muito focado. As Olimpíadas estão chegando, faltam menos de 50 dias. Aqui no Troféu alcancei minha melhor marca da temporada e estou evoluindo para chegar nessa final em Tóquio e trazer essa medalha pro Brasil e pro Maranhão porque a gente merece!”, comentou o atleta que foi campeão do Troféu Brasil 2021 nas provas do salto triplo e salto em distância.

Além dos atletas do alto rendimento, o projeto CTMA realiza atividades na base com escolinhas de atletismo 3 pólos de atuação: São Luis, Timon e Codó. Mais de 150 crianças e adolescentes treinam pela escolinha do projeto.

José Carlos Moreira, medalhista olímpico que coordena o projeto, fala sobre a emoção de poder ser um vetor de transformação no esporte em Codó e no Maranhão. “A cada treino vejo crianças cheias de esperança por um futuro melhor. É isso que o esporte faz. Foi isso que o esporte fez comigo. E é isso que o CTMA quer fazer no Maranhão. É um orgulho imenso para mim ver o potencial de jovens atletas sendo desenvolvido e ver os olhos das crianças brilhando quando vêem os atletas profissionais do clube que elas participam ganhando medalhas e indo para as Olimpíadas”.

Para o secretário Rogério Cafeteria o alcance social é o grande destaque do projeto. “O esporte é uma forte ferramenta a formação de cidadãos e garante que crianças e jovens não se aproximem do mundo das drogas e da criminalidade. Essa é uma grande preocupação do governador Flávio Dino e a Lei de Incentivo é uma das vias para assegurar o acesso ao esporte, gerando oportunidade e qualidade de vida às crianças e jovens do Maranhão”.

Revezamento 100% maranhense

O investimento no esporte de base prepara e abre as possibilidades para os atletas maranhenses no esporte profissional. A equipe do revezamento misto 4x400m, vice-campeã do Troféu Brasil 2021, é composta por 4 maranhenses, nascidos na cidade de Timon.

Marcos Vinicius de Morais, João Henrique Falcão e Letícia Nonato , qua compõem o revezamento junto com Joelma Sousa, começaram a sentir o gosto de ser campeões quando participaram dos Jogos Escolares Maranhenses.

Para Letícia, a participação nos JEM`s influenciou sua escolha por se tornar atleta profissional. “Os Jogos Escolares Maranhenses foram minha primeira competição. Senti o gosto da vitória e depois ainda competi nos Jogos Escolares Brasileiros, sendo campeã nos dois”, conta a atleta.

Marcos Vinicius, que foi campeão dos JEM`s em 2014, 2015, 2016 e 2017, falou sobre a emoção de voltar para casa como vice-campeão da maior competição nacional de atletismo. “Estou muito feliz de voltar para casa com duas medalhas e, especialmente, uma delas sendo resultado desse feito inédito que foi correr com uma equipe 100% maranhense”, comemorou Vinicius.

O superintendente de esportes da Sedel e treinador olímpico (Rio 2016), Fernando Donatan, avalia que o resultado alcançado pelo projeto CTMA de atletismo é histórico para estado do Maranhão. Segundo o superintendente, a equipe tem um nível técnico altíssimo. “É nessa referência de grande atletas que a  garotada da base vai se espelhar e ter inspiração para chegar um dia ao esporte de rendimento. O atletismo maranhense estava precisando de um clube com essa visão, o Maranhão tem grandes talentos, como Vinicius, João, Letícia e Joelma que precisam apenas de oportunidades”, ressaltou Fernando.

Marca histórica

Diante dos resultados alcançados pelos atletas da equipe patrocinada pela Lei de Incentivo ao Esporte da Sedel, pela primeira vez na história do Troféu Brasil um clube do norte-nordeste subiu ao pódio entre os três melhores da competição.

O CTMA conquistou o terceiro lugar nas classificações masculina, feminina e geral. Um marco histórico para o atletismo do norte-nordeste, posicionando o Maranhão como referência nacional no esporte.

Para Wlamir Motta, presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT), o planejamento do CTMA é o que vem garantindo o destaque da equipe no cenário do atletismo nacional. “Para a CBAT é uma honra nós contarmos com o CTMA. A gente espera que a equipe siga crescendo. Hoje, sem sombra de dúvidas, já é a maior equipe do nordeste e uma das grandes equipes do país”, destacou o presidente.

Próximas competições

Ainda este ano, pelo menos 7 atletas que fazem parte da equipe patrocinada pelo Governo do Maranhão estarão nos Jogos Olímpicos em Tóquio. No segundo semestre o CTMA participa também do 45o Troféu Norte e Nordeste Adulto.

Contatos

contatos

Fale Conosco:

Geral:
Fone: (98) 2016-4242
E-mail: gabinete@sedel.ma.gov.br

Ouvidoria:
Site: www.ouvidorias.ma.gov.br

Informações úteis:
CNPJ: 05.506.465/0001-32

Siga-nos:

Localização

localização

Endereços:

Setores Administrativos
Ed. João Goulart - 7º andar
Av. Dom Pedro II, n° 220
Centro - São Luís - MA
CEP: 65010-070


Setores Esportivos
Ginásio Costa Rodrigues
Av. Gomes de Castro, s/nº
Centro - São Luís - MA
CEP: 65020-230