15/07 11:04

Lei de Incentivo: Infância Feliz vai transformar realidade de crianças do Porto do Mocajituba

Educação, lazer e qualidade de vida. Esses são três alicerces importantes para desenvolver o potencial de uma criança durante a primeira infância (compreende a fase dos 0 aos 6 anos), etapa fundamental na vida de qualquer ser humano, pois é nela em que há o aprendizado de habilidades e o desenvolvimento de aptidões com maior facilidade. E foi justamente com o objetivo de estimular a aprendizagem que o Projeto Infância Feliz foi idealizado. Com apoio do Governo do Maranhão e Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel),patrocínio da Fribal, a iniciativa vai transformar a realidade de mais de 80 crianças que estudam na Escolinha Sonho de Criança, no Porto do Mocajituba, em Paço do Lumiar.

Fundada há 15 anos pela Associação Beneficente dos Moradores do Porto do Mocajituba, Sururitiu, Pedrinhas (Asbep), a Escolinha Sonho de Criança tem realizado um trabalho de excelência com as crianças carentes da comunidade do Porto do Mocajituba e adjacências. No entanto, por atender crianças que estão na primeira infância, era necessário a criação de espaços de lazer e recreação adequados. E estes novos espaços estão agora virando realidade graças à Lei de Incentivo ao Esporte.

“Representa uma melhoria na qualidade de vida. Estamos inseridos numa comunidade pesqueira. Então, essa construção e ampliação representa muito na vida dessas crianças. Vai ser um espaço de lazer que, atualmente, a comunidade não dispõe. Essa construção só vem a somar com o trabalho que a Escolinha Sonho de Criança e a Asbep já vêm realizando. Vamos melhorar o atendimento educacional e oferecer essa parte do lazer de uma forma mais ampliada”, explicou o diretor da escola, Marcelo Valente.

A previsão é que as novas áreas de lazer e de recreação da Escolinha Sonho de Criança sejam entregues até o mês de outubro deste ano. Durante a solenidade de lançamento do Infância Feliz, realizada no Atelier Gourmet do Empório Fribal, na Ponta D’Areia, foi apresentado e detalhado o projeto que beneficiará a comunidade do Porto do Mocajituba e adjacências, que contará com a criação de espaço fechado para brinquedoteca e desenvolvimento de atividades múltiplas, criação de banheiros externos, nova área externa para desenvolvimento de atividades lúdicas, área destinada a prática de esportes, área de brinquedos e parquinho, nova fachada para a escola e depósito para materiais diversos.

“Na nossa comunidade não tem espaço de lazer. A Escolinha Sonho de Criança, mesmo sendo uma escola comunitária, ela possui um diferencial na comunidade porque oferecemos café da manhã, lanche e almoço, graças à parceria já existente com a Fribal, que fornece alimentação para as crianças. Em nossa escola, a educação infantil é trabalhada com o lúdico, com o movimento e, por isso, a nova área de lazer vem nos dar um suporte bem maior para desenvolver nossas atividades”, afirmou Iranite de Oliveira, presidente da Asbep.

Projeto piloto

Além de aprimorar as atividades necessárias para a formação de crianças na primeira infância, o Projeto Infância Feliz tem a ideia de apresentar as possibilidades globais de desenvolvimento de áreas recreativas em escola, ou creche, com o intuito de replicar o modelo em outras instituições. Para a Diretoria de Gestão de Gente da Fribal, que é responsável por projetos sociais na empresa, o Infância Feliz significa muito mais do que reformar áreas de lazer e de recreação, uma vez que esse tipo de investimento influenciará na formação de cidadãos de bem.

“O Infância Feliz é um projeto piloto para melhorarmos os índices educacionais na primeira infância. Quando idealizamos essa iniciativa, pensamos no bem-estar que estaríamos possibilitando a crianças carentes que não possuem espaços adequados para brincar e se divertir. E a nossa escolha pela Escolinha Sonho de Criança é por constatarmos há muitos anos o trabalho sério e a dedicação que os profissionais possuem para com as crianças. É por isso que estamos ansiosos em ver a obra pronta para servir a estes meninos e meninas que precisam do lazer para aproveitar o processo educacional diário”, disse Thalita Mandim, diretora de Gestão de Gente.

O diretor da Escolinha Sonho de Criança, Marcelo Valente, agradeceu a sensibilidade da Fribal e do governo do Estado por acreditarem e confiarem no trabalho da escola comunitária do Porto do Mocajituba. “São mais de dez anos de parceria com a Fribal, que vem colaborando sempre com o nosso trabalho e acreditando em nossas crianças. Nós agradecemos a essa parceria e a confiança depositada pela empresa e pelo governo do Estado. É muito significativo para nós esse esforço em transformar a vida dessas crianças aliando lazer com educação”, concluiu.

Contatos

contatos

Fale Conosco:

Geral:
Fone: (98) 2016-4242
E-mail: gabinete@sedel.ma.gov.br

Ouvidoria:
Site: www.ouvidorias.ma.gov.br

Informações úteis:
CNPJ: 05.506.465/0001-32

Siga-nos:

Localização

localização

Endereços:

Setores Administrativos
Ed. João Goulart - 7º andar
Av. Dom Pedro II, n° 220
Centro - São Luís - MA
CEP: 65010-070


Setores Esportivos
Ginásio Costa Rodrigues
Av. Gomes de Castro, s/nº
Centro - São Luís - MA
CEP: 65020-230