Sedel Beach agita praia de São Luís com jogos e atividades de lazer inclusiva

8/12/2021

A segunda edição do Sedel Beach, evento de lazer, esporte e inclusão social, realizado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), lotou a praia do Calhau, nas proximidades da Barraca Landruá. Uma tarde inteira direcionada ao esporte e à saúde, com um variado público.

O evento contou com uma estrutura de várias arenas de jogos que recebeu atletas amadores para participar de competições de vôlei, futevôlei, handbeach, futbeach, futmesa, e basquete 3X3 (cada equipe é composta por três jogadores).

Além dessas modalidades esportivas, o público participou de aulas de zumba e do banho assistido para pessoa com deficiência, atividades de futebol de travinha e frescobol.

O secretário de Estado do Esporte e Lazer, Rogério Cafeteira reiterou sobre a finalidade da realização do evento. “A praia é um local muito democrático e a ideia é chamar todas as pessoas para saírem do sedentarismo com saúde e diversão. O nosso projeto é desenvolvido para a comunidade em geral e o resultado é a satisfação de todos, seja nos jogos ou nas atividades de lazer. Um grande destaque vai para o banho assistido, onde a pessoa com deficiência realiza o mergulho no mar de forma segura e acompanhada por um dos profissionais da nossa equipe”, disparou.

Campeão do basquete 3×3, Antony Victor, 16 anos, disse que a ação na praia estimula a participação de novos atletas em diversas modalidades. “Não só no basquete, mas como em outras atividades vão surgindo novos talentos. Hoje estou muito feliz porque, junto com a minha equipe, consegui conquistar a medalha de ouro”, expressou.

Para o jogador de vôlei de praia, Mateus Figueiredo, o Sedel Beach permite uma troca de experiência entre atletas amadores e profissionais. “Vejo com muita felicidade essa atitude do Governo do Maranhão, justamente para trazer esse público mais novo. O mais legal é que aqui a gente não tem apenas o público iniciante, tem os atletas federados daqui do Maranhão. É meio que um intercâmbio, usando essa galera iniciante para trocar ideia com atletas mais experientes”, analisou.

Luís Felipe começou a participar do futmesa no início do ano e não perdeu a oportunidade de praticar o esporte – novidade que já está virando tendência no Brasil – com atletas de todas as idades. “Comecei a jogar o futmesa em janeiro. Antigamente jogava futebol, mas parei de jogar por conta de uma lesão no ligamento. É um esporte novo e é muito bom, porque dá para jogar homem, mulher, criança e idosos. É um esporte muito interativo e gostoso de jogar. Esse é um evento maravilhoso ao ar livre. Acho muito importante depois da fase aguda da pandemia”, pontua Luís Felipe.

Inclusão

Para locomover o público de cadeirantes do calçadão até o mar da praia do Calhau, os servidores do setor da Pessoa com Deficiência da Sedel utilizam cadeiras de rodas anfíbias. O local onde foi realizada a ação conta com rampas de acessibilidade.

A cadeirante Naná Paz ressaltou a importância da ação para a pessoa com deficiência. “O projeto é magnifico. Hoje conseguimos ter acesso ao lazer para a pessoa com deficiência de forma digna. Agora estamos incluídos em todos os espaços e tendo visibilidade. Precisamos erradicar o capacitismo e tirar da consciência das pessoas que a pessoa com deficiência não tem vontade de estar em momentos de lazer como este”, comentou.