Atletas do taekwondo maranhense garantem duas medalhas de bronze no JEBs 2022

Dois atletas do taekwondo maranhense conquistaram a medalha de bronze na edição de 2022 dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). No feminino, Rafaela Silva Sousa e no masculino, João Vitor Oliveira de Jesus, conquistaram a 3ª colocação no pódio. O evento está acontecendo no Rio de Janeiro até o dia 15 de novembro.
O secretário de Estado do Esporte e Lazer, Naldir Lopes, que esteve no início da competição, parabenizou os atletas medalhistas e comentou sobre o crescimento do esporte no Maranhão que começou a ter uma abrangência em projetos específicos, além do interesse dos próprios alunos pelo esporte.
“Além de parabenizar os nossos atletas pelos resultados alcançados nesta etapa, eu reitero a importância do esporte para se ter qualidade de vida. Para termos um futuro melhor, precisamos tratar da melhor forma possível as nossas crianças”, comentou o chefe da pasta de esporte do Maranhão.
Do taekwondo
A modalidade chegou oficialmente em julho de 1970 ao Brasil, trazida pelo Mestre Sang Min Cho para São Paulo. O Taekwondo entrou no programa dos Jogos Olímpicos oficialmente em 2000, em Sydney, mas antes disso foi como exibição em 1988 e 1992. O principal resultado do país foi uma medalha de bronze da atleta Natalia Falavigna em Pequim, 2008.
Nos últimos anos, para facilitar o sistema de pontuação é eletrônico contando com sensores no colete e no capacete. A luta é realizada em um tatame de 8m x 8m e dividida em três rounds de dois minutos, com um minuto de intervalo entre eles. Em caso de empate, disputa-se um round extra com morte súbita (quem pontuar primeiro, ganha).
No final dos três rounds, o lutador que tiver mais pontos vence a luta, mas há outras formas de vitória como o knockout e a paralização do árbitro. Além de desistência e desqualificação.
Taekwondo
O sistema de pontos
1 ponto: ataque ao colete com pé ou punho;
3 pontos: ataque rotativo ao colete com pé;
3 pontos: ataque à cabeça com pé;
4 pontos: ataque rotativo à cabeça com pé;
1 ponto: após duas penalidades do adversário.