Estádio Castelão, maior palco esportivo do MA, comemora 41 anos

O Estádio Governador João Castelo Ribeiro, popularmente conhecido como Castelão, foi inaugurado em 1º de maio de 1982, em uma partida entre Maranhão Atlético Clube (MAC) e Sampaio Correia no Torneio do Trabalhador, que terminou em um empate por 1x1. Logo após a sua inauguração, dia 05, a praça esportiva recebeu seu primeiro jogo da Seleção Brasileira que venceu Portugal por 3x1.
O Castelão é administrado pelo Governo do Estado do Maranhão, através da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel), que é responsável pela gestão e manutenção do espaço.
A história do estádio acompanha a trajetória de trabalhos da própria Sedel, uma vez que também faz parte dos equipamentos esportivos inseridos no Complexo Esportivo do Canhoteiro, que ainda incluem os Ginásios Castelinho, Manoel Trajano, Paulo Leite, Pista de Atletismo, Skate e Kart. Ainda uma quadra poliesportiva, quadra de areia e duas de travinha. Todos importantes para o fortalecimento e aplicação das políticas públicas de esporte do Estado.
"O Castelão é a principal praça esportiva do futebol que temos no Maranhão, com capacidade de receber mais de 40 mil pessoas e utilização de cadeiras em todos os setores. Por determinação do Governador Carlos Brandão, estamos realizando uma série de melhorias com intervenções em todo Setor 1, com pintura, forro e reforma dos vestiários, além das arquibancadas e iluminação de todo estádio", destacou o secretário do Esporte e Lazer, Naldir Lopes.
Para garantir mais conforto e a segurança dos torcedores, atletas e comissões técnicas, o estádio recebeu reformas importantes. A circulação do Setor 01 e os portões de entrada receberam pintura, os vestiários foram revitalizados e agora contam com o funcionamento adequado das banheiras; foram feitos também armários individuais para armazenar adequadamente itens pessoais e os uniformes dos times, além de bancos acolchoados para descanso e ar condicionado no espaço.
Toda iluminação foi substituída por lâmpadas de Led e instalados 142 refletores nas marquises e torres com projetores de 600w. Na parte externa, ainda foram realizados os serviços de impermeabilização, colocação de manta asfáltica e recolocação dos assentos nas arquibancadas.
Emoção nas arquibancadas
O Castelão tem uma grande importância no cenário esportivo maranhense, já que fomenta a prática do futebol, é palco para as competições dos times locais e lugar de memórias afetivas, diversão e lazer para a população maranhense.
Durante as partidas, os torcedores vibram com cada lance e tem fortes emoções com os times do coração. A jornalista Amanda Hellen, apaixonada pelo Moto Club, relembra momentos memoráveis dentro do estádio.
"Como torcedora do Moto Club desde criança, o Castelão em minha vida, já foi cenário de momentos inesquecíveis. Alguns tristes, outros alegres, campeonatos e finais incríveis como a de 2016, onde vencemos um jogo muito disputado contra o Sampaio e esse ano quando vencemos novamente os bolivianos na segunda fase do Maranhense, mesmo em momento difícil que o time estava passando. Foram emocionantes e indescritíveis, as sensações que senti naquelas partidas. É sempre incrível subir aquela ladeira e entrar nesse gigante que é o Castelão", disse a jornalista.
Já o boliviano de carterinha, José Silva, autônomo, não perde uma partida do Sampaio, principalmente se for no Castelão. "O futebol é o meu lazer, um tempo que reservo para mim. Separo a minha camisa, meu rádinho de pilha e um terço para torcer pela minha bolívia querida. É sempre aquela tensão durante as partidas, ano passado (2022), quando vencemos o Campeonato Maranhense em cima do Cordino, Deus do céu, aquela disputa nos pênaltis foi loucura demais, um sofrimento até o final, mas depois comemoramos demais", relembrou o autônomo.
Curiosidades
- O primeiro campeão de competições oficiais do Castelão foi o Sampaio Corrêa, pelo Torneio do Trabalhador na inauguração do estádio em 1982.
- O jogador Evandro do MAC, fez o primeiro gol do estádio aos 4 minutos do 1º tempo, na partida inaugural.
- O Moto Club foi o primeiro campeão maranhense no Castelão em 1982.
- A maior goleada já registrada no estádio foi numa partida entre Sampaio 13x0 São José (o antigo do João Paulo).
- O recorde de público do estádio é de 98.720, na partida entre Santos 5x1 Sampaio em setembro de 1998, pela Copa CONMEBOL. O recorde anterior foi de 95.000 pessoas (Moto Club 3x1 Sampaio Corrêa em 1987).
- O jogador que mais fez gols no Estádio foi o centroavante Bacabal, que emplacou quase duzentas finalizações.
- A Seleção Brasileira jogou por quatro vezes no Castelão. Em 1982 onde venceu Portugal por 3x1 na semana de sua inauguração, contra o Peru em 1986, saindo novamente vitorioso com um placar de 4 0. Em 1998, a seleção empatou por 1x1 com a Iugoslávia e em sua última partida no estádio em 2001, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2002, venceu a Venezuela por 3x0.