Maranhenses levam ouro e bronze no Karatê nos Jogos Escolares Brasileiros

7/11/2022

Os maranhenses, Tarcio Jean Borges Everton e Everton Lorran Bastos, ambos do Karatê, garantiram um local no pódio dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). O primeiro levou o ouro na série prata, na categoria menos 63kg. Já o segundo, garantiu a medalha de bronze, na categoria mais 63 kg, na série prata.

A competição está acontecendo na cidade do Rio de Janeiro, no primeiro bloco de modalidades esportivas. Os atletas viajaram com o apoio do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), Confederação Brasileira Desportiva (CBDe) e Federação Maranhão do Desporto Escolar (FEMADE).

Com uma desenvoltura acima da média dos competidores na edição de 2022, dos Jogos Escolares Brasileiros, Tarcio Jean Borges garantiu o primeiro lugar no pódio do karatê, após derrotar o alagoano, Josias dos Santos Silva.

“Estou muito feliz pela medalha conquistada para o nosso estado. Agora é seguir treinando para as próximas competições”, disparou o medalhista.

Além da medalha conquistada por Tarcio Jean Borges, a equipe de karatê do Maranhão avançou no pódio com a conquista do bronze, de Everton Lorran Batista.

Programação

Até o dia 15 de novembro, a cidade do Rio de Janeiro estará sendo palco da edição dos Jogos Escolares Brasileiros, competição seletiva para o campeonato sul-americano disputado no final do ano no Brasil. O evento é realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), em parceria com o Governo Federal, por meio da Secretaria Especial do Esporte, órgão oficial do Ministério da Cidadania. 

Ao todo, estima-se a participação direta de quase 8 mil pessoas entre árbitros, técnicos, delegados de quadra, colaboradores em geral e, claro, estudantes-atletas de todas as partes do país que contam os dias para o início das disputas. Um detalhe especial é a maior participação das meninas no evento, com mais de 2.500 estudantes.

Os JEB’s deste ano estão sendo realizados em 18 modalidades, são elas: badminton, ginásticas artística e rítmica, xadrez, tênis de mesa, vôlei, basquete, futsal, handebol, judô, taekwondo, karatê, wrestling, vôlei de praia, atletismo, atletismo adaptado, ciclismo e natação. A novidade para essa edição é a inserção de modalidades demonstrativas como o surfe, skate e o break dance.

Além do Parque Olímpico do Rio de Janeiro, a competição também ocorre na Universidade da Força Aérea (UNIFA), e no Complexo Esportivo de Deodoro, bairro localizado na Zona Norte carioca. A entrada nos locais de disputas é franca, mas você poderá acompanhar todas as emoções dos Jogos Escolares Brasileiros ao vivo, pelo canal da CBDE, no youtube.