Sedel leva 182 atletas para os Jogos Escolares da Juventude em Aracaju

Acessar fotos
2/09/2022

Nesta primeira fase da competição, que se inicia neste sábado (3), haverá disputas nas modalidades de atletismo, tênis de mesa, natação, vôlei de praia e badminton. No total, 57 maranhenses (entre atletas, técnicos e dirigentes) embarcaram no 1º bloco de competições. Os congressos técnicos das modalidades ocorreram ao longo do dia de hoje.

Garantindo às delegações de todo o Brasil uma festa histórica para o esporte escolar, a cerimônia de abertura dos Jogos ocorreu às 18h desta sexta-feira (16), no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, com a temática “Desenvolvendo Campeões”.

Um dos momentos mais aguardados pelos atletas foi o desfile das 27 delegações, onde alguns dos participantes carregaram as bandeiras de seus estados, desfilando pelo ginásio Constâncio Vieira. A integração das cores das bandeiras e a mistura de sotaques dos estados e da federação, elevaram o potencial da festa, enfatizando a apresentação dos alunos.

Com a integração do público, outro ponto alto da abertura foi o acendimento da pira dos jogos, conduzida pela medalhista olímpica e mundial de natação, da Bahia, Ana Marcela Jesus Soares da Cunha.

O evento contou com a presença do presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley Teixeira e de diversas autoridades, como o Ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira, o secretário de Educação, do Esporte e da Cultura do Estado de Aracaju, Josué Modesto, e dos secretários de estados, presentes na área reservada às autoridades.

Outro ponto de destaque da festa ficou por conta da mascote “Bamba”, nome dado a Jaguatirica, em votação aberta ao público durante o evento. Empolgada, a felídea provocou o público a gingar durante o seu passeio dado ao longo de todo o ginásio, onde passou cumprimentando o público.

A principal competição estudantil do país, que reúne mais de 4.100 atletas, de 16 modalidades esportivas, na categoria de 15 a 17 anos, segue até o dia 17 de setembro, dividida em 5 fases.

Das modalidades – As modalidades que estão acontecendo são: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística feminina, ginástica artística masculina, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e wrestling.

Os Jogos Escolares da Juventude são uma realização do Comitê Olímpico do Brasil (COB), com o apoio do Governo do Estado de Sergipe e da Prefeitura de Aracaju.