Sedel leva 182 atletas para os Jogos Escolares da Juventude em Aracaju

Nesta primeira fase da competição, que se inicia neste sábado (3), haverá disputas nas modalidades de atletismo, tênis de mesa, natação, vôlei de praia e badminton. No total, 57 maranhenses (entre atletas, técnicos e dirigentes) embarcaram no 1º bloco de competições. Os congressos técnicos das modalidades ocorreram ao longo do dia de hoje.
Garantindo às delegações de todo o Brasil uma festa histórica para o esporte escolar, a cerimônia de abertura dos Jogos ocorreu às 18h desta sexta-feira (16), no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, com a temática “Desenvolvendo Campeões”.
Um dos momentos mais aguardados pelos atletas foi o desfile das 27 delegações, onde alguns dos participantes carregaram as bandeiras de seus estados, desfilando pelo ginásio Constâncio Vieira. A integração das cores das bandeiras e a mistura de sotaques dos estados e da federação, elevaram o potencial da festa, enfatizando a apresentação dos alunos.
Com a integração do público, outro ponto alto da abertura foi o acendimento da pira dos jogos, conduzida pela medalhista olímpica e mundial de natação, da Bahia, Ana Marcela Jesus Soares da Cunha.
O evento contou com a presença do presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley Teixeira e de diversas autoridades, como o Ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira, o secretário de Educação, do Esporte e da Cultura do Estado de Aracaju, Josué Modesto, e dos secretários de estados, presentes na área reservada às autoridades.
Outro ponto de destaque da festa ficou por conta da mascote “Bamba”, nome dado a Jaguatirica, em votação aberta ao público durante o evento. Empolgada, a felídea provocou o público a gingar durante o seu passeio dado ao longo de todo o ginásio, onde passou cumprimentando o público.
A principal competição estudantil do país, que reúne mais de 4.100 atletas, de 16 modalidades esportivas, na categoria de 15 a 17 anos, segue até o dia 17 de setembro, dividida em 5 fases.
Das modalidades – As modalidades que estão acontecendo são: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística feminina, ginástica artística masculina, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e wrestling.
Os Jogos Escolares da Juventude são uma realização do Comitê Olímpico do Brasil (COB), com o apoio do Governo do Estado de Sergipe e da Prefeitura de Aracaju.